Porque o Óleo de Coco deve ser seu novo melhor amigo?

A dica de ouro de várias celebridades é o alimento da vez. Será que dá pra seguir?

Por em , ,
0 0 2 Sem comentários

Screen+Shot+2014-09-12+at+12.43.58+PM

Eu estava lendo uma entrevista da Ariana Grande no site Byrdie e ela me saiu com essa:

Você sabe o que eu realmente uso tanto no meu rosto quanto no meu corpo? Eu sei que as pessoas acham que isso poderia fazê-las ficar cheias de espinhas, mas ele não faz isso: o óleo de coco! Tipo, o de cozinhar! Eu passo em todo lugar – no meu cabelo, no meu corpo. É a resposta!

Bom, eu particularmente acho a Ariana Grande linda. Isso sem falar que ela tem 23 anos com cara de 15. Um bom motivo pra gente se lambuzar no óleo de coco pra sempre certo?
Daí eu continuo lendo a entrevista e ela diz:

Não faço a menor ideia se isso vai funcionar para outras pessoas, mas eu espero que sim! Se você tentar isso e ficar com espinhas, eu peço desculpas do fundo do meu coração. Nota Legal!

Uma fofa né? Mas ela tem razão em dar o aviso. Cada pele e cada cabelo, uma sentença. Euzinha aqui (que não sou celebridade e tô muuuuuuito longe de ser a Ariana kkkk) posso atestar que o óleo de coco mudou minha vida. Me ajudou muito a perder 17 kg quando substituí todos os óleos usados na minha cozinha por ele.

Mas calma lá, eu disse “ajudou”, não disse que tomei uma garrafa por dia e perdi peso, ok?!” Minha dieta foi bem restritiva com carboidratos, lactose e glúten, portanto não posso atribuir o sucesso da dieta a um produto ou um único hábito alimentar. É um conjunto de ações e que funcionou pra mim, porque foi personalizada pelo meu médico, de acordo com meus exames, as necessidades e respostas do meu corpo. Mas acredito que o óleo de coco contribuiu muito. Então fui catar informações com profissionais que eu super confio pra dividir com vocês e a gente poder transformar o óleo de coco no nosso BFF da maneira certa.

Na cozinha ele manda

4-aplicacoes-diferentes-para-o-oleo-de-coco-4-4-640-427

O nutrólogo Dr. Klevison Araújo, que foi quem resolveu minha briga com a balança, atesta o poder do óleo de coco na alimentação. Segundo ele, o produto pode ser considerado um superalimento porque possui em sua composição uma substância chamada monolaurina, que age no nosso corpo melhorando nosso sistema imunológico; ajuda a diminuir a esteatose hepática, que é o acúmulo de gordura no fígado; é um excelente alimento prebiótico para o intestino e ainda acelera nosso metabolismo já que o ser humano não consegue absorver o óleo de coco pra fazer armazenamento e só o usa pra queima de energia – ou seja, não engorda e, de quebra, ainda ajuda a emagrecer e ficar saudável.

Mas, atenção: tem que ser óleo de coco! Não serve azeite de coco, muito menos de dendê…

Hidratante? Demaquilante? Seca-espinhas? Anti-caspa? Apaga estrias? Higienizador de pincéis?

Hidratação, Mulher usando óleo

Quanto a passar o óleo de coco de cozinha diretamente na pele, seja pra tirar a maquiagem ou para hidratá-la, a dermatologista Dra. Ana Paula Vieira não recomenda pois o produto puro tem muito histórico de irritação e como não dá pra saber quem vai ter e quem não vai, é melhor evitar. Além do mais, NÃO EXISTE hidratação com óleo de nenhum tipo, né? A gente já falou sobre isso aqui.Então se óleo não hidrata, então isso vale para a pele, os cabelos, as cutículas, os lábios… E muito menos manda pra longe as estrias! Isso é LENDA! Nada de usar o óleo na depilação também viu!

O que o óleo faz, não só o de coco mas todos os outros também, é dar a SENSAÇÃO de pele lisinha e hidratada, por que ele SELA a cutícula do cabelo e as escamas da pele. Então fica PARECENDO que sua pele tá hidratada, mas esse efeito é superficial. Óleo e água não se misturam, então não tem como um óleo ser um hidratante, ok?

Essa história de que o óleo de coco também é ótimo pra eliminar espinhas também é MITO. Segundo a dermatologista, nada oleoso deve ser usado em uma pele com tendência a acne. Provavelmente isso vai fazê-la piorar muito. E curar caspa com o óleo? Nem pensar! Esquece isso porque é justamente a oleosidade que faz ela aparecer. Agora, usar o óleo pra limpar os pincéis de maquiagem tá valendo. Isso vai ajudar a remover os resíduos. Tem que misturar com sabonete antibacteriano e dar uma booooooooa lavada, pra não deixar as cerdas oleosas depois né?

Novo reparador de pontas?

oleo-de-coco-beneficios-fora-da-cozinha-dani-noce-3

Agora se você ainda tá se coçando pra experimentar dormir com óleo no cabelo, como tem um monte de gente indicando na internet, vou apenas dar a dica que o beauty artist Cirio Sens – que não recomenda usar o óleo de coco nem nenhum produto alimentício nos cabelos – dá pras clientes que querem tentar mesmo assim: retire o produto com bastante condicionador em uma ou duas lavagens e só então aplique o shampoo e finalize com condicionador. Por que como o produto é difícil de sair você teria que passar várias aplicações de shampoo e aí o efeito seria exatamente o contrário do que você quer. O cabelo fica com efeito palha de aço.

E aí, você ainda quer usar o óleo de coco de forma alternativa? Eu heim, tô fora! Minha garrafa vai continuar na cozinha, onde é o lugar dela…
Gostou das dicas? Aproveita e compartilha com suas amigas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *